55 11 94815-4321 (Tim-WhatsApp) / 55 11 94627-8880 (Oi)

shutterstock_176417168

  • O que é a Terapia Sexual?

Alguns homens podem perder uma ou algumas ereções e entender que isso aconteceu porque eles estavam muito ocupados pensando no que teriam que fazer no trabalho no dia seguinte ou porque eles tinham bebido mais álcool do que deveriam na happy hour imediatamente antes de encontrar sua parceria. Algumas mulheres podem sentir algum desconforto durante o sexo e perceber que deveriam ter usado um pouco mais de lubrificante ou que não tiveram estimulação suficiente de sua parceria. Homens e mulheres como os dos exemplos acima podem não precisar de tratamento, se os problemas que tiveram aconteceram em situações muito específicas e não interferiram negativamente com o curso de suas vidas. No entanto, se estes problemas tornam-se crônicos, um tratamento mais específico pode ser considerado.

A Psicoterapia Sexual, também chamada de Terapia Sexual, é uma subespecialidade da psicoterapia. É realizada por um psicoterapeuta especializado no campo da sexualidade humana e centra-se no tratamento de problemas e disfunções sexuais.

  • Quais são os problemas e / ou disfunções mais comuns tratados por um terapeuta sexual?

Em primeiro lugar, é importante compreender a diferença entre estes dois termos. Um problema sexual é algo mais fácil de se lidar. Pode ser, por exemplo, uma das situações mencionadas nos exemplos acima. Uma disfunção sexual é crônica e pode interferir de forma significativa e negativa com a vida da pessoa que convive com ela.

As disfunções sexuais mais comuns em homens são disfunção erétil, ejaculação rápida ou prematura, ejaculação retardada e falta de desejo. Nas mulheres, as mais comuns são vaginismo, relações sexuais dolorosas, dispareunia, falta de orgasmo e falta de desejo. Embora a falta de desejo possa ocorrer em homens e mulheres, é mais comum em mulheres.

  • Quem pode se beneficiar deste tipo de tratamento?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a saúde sexual é um estado de bem-estar físico, mental e social em relação à sexualidade. Ela requer uma abordagem positiva e respeitosa da sexualidade e relacionamentos sexuais, assim como a possibilidade de se ter experiências sexuais prazerosas e seguras, que sejam livres de coerção, discriminação e violência”. Ao perceber que sua vida sexual não está satisfatória, você poderá considerar a possibilidade de fazer uma psicoterapia sexual, para melhorar a qualidade de sua vida.

  • Como é realizada?

É muito semelhante a outros tipos de psicoterapia. Ela inclui um processo de psicoeducação que tem o objetivo de ensinar o cliente sobre suas dificuldades psicológicas, bem como a aplicação de técnicas específicas. No caso da TCC, haverá uma ênfase no questionamento e modificação de crenças disfuncionais relacionadas ao sexo e à sexualidade e na mudança de comportamentos desadaptativos relativos à vida sexual do cliente. Além disso, algumas tarefas de casa serão solicitadas. Estas incluem exercícios a serem praticados pelos clientes individualmente ou em conjunto com suas parcerias.

Texto de autoria do Psicólogo Alexandro Paiva.

Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta Sexual (CRP 06/118772) com experiência no atendimento de clientes brasileiros e estrangeiros adultos (individual e casal), nas línguas inglesa e portuguesa. Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental pelo Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (AMBAN IPq HC FMUSP) e Especializando em Psicoterapia com Enfoque na Sexualidade pelo Instituto Paulista de Sexualidade (INPASEX). Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Especialista em Língua Inglesa: Metodologia da Tradução pela FAFIRE, tendo atuado como Professor de Língua Inglesa por cerca de 10 anos (Brasil e China) e convivido com pessoas de diferentes culturas, mantém o PsycBlog. Trata-se de um Blog com Recursos Psicoeducacionais nas áreas da Psicologia e da Sexualidade. Interesses principais incluem Psicologia, Sexualidade, Tradução, Línguas Estrangeiras, Viagens e Fotografia.

 

%d blogueiros gostam disto: