55 11 94815-4321 (Tim-WhatsApp) / 55 11 94627-8880 (Oi)

Algumas dúvidas sobre transtornos de ansiedade:

Obs.: Essas perguntas e respostas têm caráter meramente informativo e não objetivam substituir consulta por profissional especializado. Caso você tenha alguma dificuldade relacionada aos assuntos aqui abordados, sugiro procurar a ajuda de um profissional da área.

"Há anos sinto angústia em sair de casa. Mas o ato de ter que sair mesmo. Se preciso ir a um aniversário por exemplo, quando estou lá consigo lidar, consigo socializar e até me divertir. Mas o processo de me trocar e sair de casa, esse processo q me deixa ansiosa e com vontade de não ir. O q é isso?"

Olá! Um ponto importante é que um diagnóstico só pode ser feito através de avaliação realizada presencialmente por profissional da área em consultório. Isso é importante para que você possa identificar com maior precisão o que está acontecendo e, também, para que se possa elaborar um plano de tratamento a partir dessa avaliação. Várias podem ser as razões para o surgimento dessa angústia e/ou ansiedade ao sair de casa. É possível, por exemplo, que seja um comportamento de evitação típico dos quadros de depressão, onde a pessoa vai aos poucos deixando de ir a lugares ou fazer coisas que são significativas para ela. É possível também que seja um quadro de agorafobia, que costuma ocorrer após uma ou mais crises de pânico. Pessoas que têm um transtorno de pânico podem passar a evitar situações que elas acreditam ser potencialmente geradoras de uma crise de pânico. Há ainda outras possíveis razões. Espero ter ajudado. Boa sorte!

"Sidrome do pânico tem cura?"

Olá! Sim, a terapia comportamental cognitiva (tcc) e a terapia comportamental têm demonstrado grande eficácia no tratamento dos transtornos de ansiedade em geral, incluindo a síndrome do pânico. Não é possível prever um tempo de tratamento, mas tende a ser breve. O tratamento inclui um trabalho psicoeducacional, além de outros processos de psicoterapia. Espero ter ajudado! Boa Sorte!

"Tenho TAG e toda vez que tenho uma crise de pânico muito longa minha garganta fica amarela,irritada e doendo; como se estivesse inflamada. Devo ir ao médico?"

Olá! Sugiro que você procure um médico para fazer uma avaliação médica e possível tratamento. E sugiro que você procure um psicólogo para uma avaliação psicológica. Após a avaliação, um plano de tratamento poderá ser elaborado, com o objetivo de ajudar você a resolver a sua dificuldade. Os transtornos de ansiedade são bastante estudados e, normalmente, o problema é resolvido com a psicoterapia. A Terapia Comportamental Cognitiva e a Terapia Comportamental têm demonstrado grande eficácia no tratamento desses transtornos. Espero ter ajudado! Boa sorte!

"Sempre que tenho que fazer alguma coisa "importante" sinto dor de barriga e tenho certeza que é devido a ansiedade. Sempre tive esse problema, mas sempre consegui controlar. Porém, nos últimos tempos, isso tem me incomodado bastante a ponto que já afeta a minha vida social e etc. O que posso fazer?"

Olá! Vários podem ser os motivos para a ocorrência dessa dor de barriga. Quando é um sintoma de ansiedade, é comum que venha acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sensação de aperto no perto, tremores, etc. Se esse problema estiver gerando prejuízos em sua vida, sugiro fazer uma avaliação médica para excluir possíveis causas orgânicas e, em paralelo, procurar a ajuda de um psicoterapeuta especializado na área. Durante o processo de psicoterapia, esse profissional irá, junto com você, identificar como essa resposta de ansiedade foi instalada, para, em seguida, ajudar você a fazer um descondicionamento dessa resposta. Espero ter ajudado! Boa sorte!

"Acho que tenho diarreia quando estou nervosa, como tratar isto?"

Olá! Caso essa sua diarreia seja sintoma de ansiedade, sugiro procurar um(a) psicólogo(a) que a ajude a descondicionar essa resposta de ansiedade, para que esse sintoma tenha sua frequência e intensidade reduzidas ou desapareça. A redução dos níveis de ansiedade normalmente ocorre como resultado de um processo de psicoterapia com esse foco. Medicamentos também podem ser utilizados e isso precisa ser avaliado por um(a) psiquiatra. Um ponto importante a ser considerado é que cada caso é um caso, de modo que um plano de tratamento só poderá ser desenvolvido após realização de avaliação em consultório. Espero ter ajudado! Boa sorte!

"como parar de roer unhas??"

“Onicofagia é o hábito de roer unhas. É comum que esse comportamento tenha função de aliviar temporariamente alguma sensação de ansiedade. Quando o paciente sofre de um transtorno de ansiedade, esse comportamento pode se tornar crônico. Nesses casos, o tratamento recomendado é terapia comportamental ou cognitivo-comportamental e, caso necessário, medicação para auxiliar no processo de redução da ansiedade. Espero ter ajudado! Boa sorte!”

"qual o fenômeno que explica o coração disparar toda vez que vai medir a pressão e isso faz com que aumente?"

Olá! Dentre os transtornos de ansiedade, existem as fobias específicas, que comumente estão relacionadas a animais, insetos, germes, altura, trovão, dirigir, transportes públicos, voar de avião, elevadores e, além de outras coisas, procedimentos médicos e odontológicos. Vários podem ser os motivos para a aceleração cardíaca nesse caso. É comum que a aceleração do coração venha acompanhada de outros sintomas de ansiedade, como falta de ar, tremores, etc. Caso esse problema esteja gerando prejuízos pessoais e/ou profissionais em sua vida, sugiro procurar a ajuda de um psicoterapeuta especializado na área. Durante o processo de psicoterapia, esse profissional irá junto com você identificar como essa resposta de ansiedade foi instalada, para, em seguida, ajudar você a fazer o descondicionamento dessa resposta. Espero ter ajudado! Boa sorte!

"Como lidar com as limitações da síndrome do pânico?"

Olá! De fato, é um transtorno bastante estudado, de modo que o tratamento tende a promover a resolução do problema. Há medicamentos que podem ser prescritos por um psiquiatra e, também, técnicas e procedimentos específicos, que podem ser aplicados por um psicólogo. Durante o processo de psicoterapia, o psicólogo irá identificar junto com você como essa resposta de ansiedade foi instalada em seu repertório comportamental, para, em seguida, fazer o descondicionamento dessa resposta. Cada caso é um caso, de forma que um plano de tratamento individualizado poderá ser elaborado após avaliação realizada em consultório. Espero ter ajudado! Boa sorte!

"Olá! Levo comigo algumas frustrações passadas de relacionamentos e família. Hoje essas frustrações me afetam diretamente no meu desempenho profissional e social. Que tipo de ajuda eu procuro?"

Olá! Um ponto importante no seu relato é que essas frustrações estão interferindo, imagino que negativamente, em seus desempenhos profissional e social. Minha sugestão seria a de procurar um psicólogo para fazer uma avaliação do seu caso e elaborar um plano de tratamento. Frustrações recorrentes podem levar, por exemplo, a quadros de ansiedade e/ou depressão, mas isso precisa ser avaliado em consultório. Espero ter ajudado! Boa sorte!

"Olá. sou profissional da saúde , e trabalho em hospital. nos últimos dias devido ao estresse da rotina. tenho trabalhado nervosa ,plantões exaustivos . Gostaria de saber qual a orientação nesse caso?"

Minha sugestão seria a de procurar um psicoterapeuta que tenha conhecimentos teóricos cientificamente validados e experiência prática no tratamento de transtornos de ansiedade. Espero ter ajudado! Boa sorte!

"Já faz 5 anos que não posso ouvir latido de cachorro que me sinto particularmente irritado, ansioso, e muitas vezes até deprimido. Não sei explicar, começou do nada, sempre gostei de animais. E o pior é que tem cachorro em todo lugar. Gostaria de saber o que é isso, como curar ou melhorar?"

É possível que você tenha emparelhado o latido de cachorro com algum evento aversivo em algum momento de sua vida. O tratamento nesse caso é psicoterapia com um psicoterapeuta que tenha experiência no tratamento de transtornos de ansiedade. Durante o processo de psicoterapia, o psicoterapeuta irá trabalhar junto com você para compreender como essa resposta de ansiedade foi instalada e, também, para fazer o descondicionamento dessa resposta. Espero ter ajudado! Boa sorte!

Depressão

Saiba Mais

Publicações Recentes

Clique no botão do WhatsApp abaixo e fale comigo:

Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta Sexual (CRP 06/118772) com experiência no atendimento de clientes brasileiros e estrangeiros adultos (individual e casal), nas línguas inglesa e portuguesa. Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental pelo Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (AMBAN IPq HC FMUSP) e pela Proficoncept, certificada pela DGERT (União Europeia). Especializando em Psicoterapia com Enfoque na Sexualidade pelo Instituto Paulista de Sexualidade (INPASEX). Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).

Especialista em Língua Inglesa: Metodologia da Tradução pela FAFIRE, tendo atuado como Professor de Língua Inglesa por cerca de 10 anos (Brasil e China) e convivido com pessoas de diferentes culturas, mantém o PsycBlog. Trata-se de um Blog com Recursos Psicoeducacionais nas áreas da Psicologia e da Sexualidade.

Interesses principais incluem Psicologia, Sexualidade, Tradução, Línguas Estrangeiras, Viagens e Fotografia.