As pesquisas sobre o que faz um casamento funcionar mostram que as pessoas em um bom casamento concluíram essas “tarefas” psicológicas:
- Separe-se emocionalmente da família em que você cresceu; não a ponto de gerar estranhamento, mas o suficiente para que sua identidade esteja separada da de seus pais e irmãos(ãs).
- Construa uma união baseada em intimidade e identidade compartilhadas, enquanto que ao mesmo tempo estabeleça limites para proteger a autonomia de cada membro da parceria.
- Estabeleça uma relação sexual rica e prazerosa e a proteja das intrusões provenientes dos ambientes de trabalho e familiares.
- Para os casais com filhos, abracem os papéis assustadores da paternidade e maternidade e absorvam o impacto da entrada de um bebê no casamento. Aprenda a continuar o trabalho de proteger a sua privacidade e a de seu cônjuge como um casal.
- Enfrente e domine as crises inevitáveis da vida.
- Mantenha a força do vínculo conjugal em face da adversidade. O casamento deve ser um porto seguro em que os parceiros sejam capazes de expressar suas diferenças, raiva e conflito.
- Faça uso do humor e do riso para manter as coisas em perspectiva e para evitar o tédio e o isolamento.
- Nutram-se e confortem-se um ao outro, satisfazendo as necessidades de dependência de cada membro da parceria e oferecendo incentivo e apoio contínuos.
- Mantenha vivas as imagens idealizadas, românticas, do apaixonamento do início do relacionamento, enquanto enfrenta as realidades sóbrias das mudanças provocadas pelo tempo.
Agradecimento a Judith S. Wallerstein, PhD, co-autora do livro “The Good Marriage: How and Why Love Lasts”
Texto adaptado e livremente traduzido pelo Psicólogo Alexandro Paiva, com cunho exclusivamente pedagógico, do texto original, que foi extraído do website http://www.apa.org/helpcenter/marriage.aspx. Acesso em 04/05/2015.
Alexandro Nobre Paiva é Psicólogo Clínico, Psicoterapeuta Sexual e de Casais (CRP 06/118772) com experiência no atendimento de clientes brasileiros e estrangeiros adultos, nas línguas inglesa e portuguesa. Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental pelo Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (AMBAN IPq HC FMUSP) e pela Proficoncept, certificada pela DGERT (União Europeia). Qualificação Avançada em Psicoterapia com Enfoque na Sexualidade pelo Instituto Paulista de Sexualidade (INPASEX). Capacitação em Reabilitação do Amor Patológico pelo Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (AMBULIM IPq HC FMUSP) e pela Escola de Reabilitação do Amor Patológico (ERA-AP). Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).
Especialista em Língua Inglesa: Metodologia da Tradução pela FAFIRE, tendo atuado como Professor de Língua Inglesa por cerca de 10 anos (Brasil e China) e convivido com pessoas de diferentes culturas, mantém um Blog com Recursos Psicoeducacionais nas áreas da Psicologia e da Sexualidade.
Interesses principais incluem Psicologia, Sexualidade, Tradução, Línguas Estrangeiras, Viagens e Fotografia.
Você precisa fazer login para comentar.