Algumas dúvidas sobre depressão:
Obs.: Essas perguntas e respostas têm caráter meramente informativo e não objetivam substituir consulta por profissional especializado. Caso você tenha alguma dificuldade relacionada aos assuntos aqui abordados, sugiro procurar a ajuda de um profissional da área.
"Sinto um vazio dentro de mim, sinto só tristeza. As coisas acontecem e eu não ligo mais pra nada, eu não sinto nada, absolutamente nada. Não tenho ânimo pra fazer as coisas, como estudar e outras atividades que eu gostava de fazer. Sinto que tudo vai dar errado pra mim.. eu não aguento mais."
Olá! É importante que você faça uma avaliação psiquiátrica, para avaliar a necessidade de medicação e, também, uma avaliação psicológica, que poderá ser seguida da elaboração de um plano de tratamento, com o objetivo de resolver sua dificuldade, que parece ser depressão. Um diagnóstico só pode ser dado através de avaliação realizada por profissional da área em consultório. O tratamento psicológico ou psicoterapia poderá fazer modificações no modo como você se relaciona com seus pensamentos, sentimentos, reações fisiológicas, ações, assim como com o mundo ao seu redor. Essas modificações, orientadas por um plano de tratamento bem desenvolvido, costumam resolver o problema da depressão. Através do processo de psicoterapia com esse foco, o psicoterapeuta poderá identificar as variáveis que precisam ser modificadas e, também, através de técnicas e procedimentos específicos, ajudar você a fazer essas modificações. Espero ter ajudado. Boa sorte!
"Qual tratamento ideal para minha esposa que está com baixa auto-estima, insegura, ciúmes possessivos, antipatia de mulheres (evita locais onde há mulheres bonitas como piscinas, mar e cachoeiras) e vivendo de passado? Isso está gerando brigas, depressão e até pensamentos de suicídio."
Olá! O tratamento nesse caso é a psicoterapia. O processo objetiva modificar padrões disfuncionais de pensamento, sentimento, reações fisiológicas, ações, assim como elementos do próprio meio ambiente. Através desse processo, ela poderá modificar, por exemplo, o modo como se vê, como vê o mundo e o futuro. Essas modificações tendem a resolver o problema da depressão. De qualquer modo, uma avaliação inicial precisa ser realizada em consultório, para que o profissional possa saber o que está acontecendo com ela e identificar as variáveis que precisam ser modificadas. Espero ter ajudado! Boa sorte!
"Quero saber quem devo procurar para começar fazer terapia cognitivo comportamental?"
Olá! Sugiro que você procure um psicoterapeuta que tenha especialização na área. Espero ter ajudado! Boa sorte!
"Sinto uma tristeza muito grande desde pequena,me acho inferior as pessoas e ultimamente me sinto mais sozinha que nunca e com muita vontade de chorar Estou com depressão?"
Olá! É importante fazer uma avaliação médica e uma avaliação psicológica. Após a avaliação psicológica, um plano de tratamento poderá ser elaborado, com o objetivo de resolver o seu problema, que parece ser depressão. Ao longo do processo de psicoterapia, o psicoterapeuta poderá ajudar você a identificar o que precisa ser modificado e fornecer as ferramentas necessárias, para que você possa sair do estado depressivo. O primeiro passo é uma avaliação, para que você possa entender o que está acontecendo com você. Espero ter ajudado. Boa sorte!
"Com o nascimento da minha segunda filha tive depressão pós parto. Fiz o tratamento por dois anos e me senti bem melhor. Agora tenho uma bebê de 1 ano e 6 meses estou sentindo os mesmo sintomas de antes. Devo procurar um especialista, sei q estou precisando de ajuda?"
Olá! Se você está percebendo os mesmos sintomas, sugiro que procure a ajuda de um especialista, para fazer uma avaliação inicial. Caso o que está acontecendo com você seja uma depressão pós-parto, é importante lembrar que essa condição pode ser tratada. O tratamento costuma fazer com que as pessoas tratadas se sintam bem melhor. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Depressão
Transtornos de Ansiedade
Saiba Mais
Transtornos Depressivos
Saiba Mais
Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
Saiba Mais
Leia o Blog
Alexandro Nobre Paiva é Psicólogo Clínico, Psicoterapeuta Sexual e de Casais (CRP 06/118772) com experiência no atendimento de clientes brasileiros e estrangeiros adultos, nas línguas inglesa e portuguesa. Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental pelo Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (AMBAN IPq HC FMUSP) e pela Proficoncept, certificada pela DGERT (União Europeia). Título profissional de Especialista em Psicologia Clínica concedido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo (CRP/SP). Qualificação Avançada em Psicoterapia com Enfoque na Sexualidade pelo Instituto Paulista de Sexualidade (INPASEX). Capacitação em Reabilitação do Amor Patológico pelo Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (AMBULIM IPq HC FMUSP) e pela Escola de Reabilitação do Amor Patológico (ERA-AP). Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).
Especialista em Língua Inglesa: Metodologia da Tradução pela FAFIRE, tendo atuado como Professor de Língua Inglesa por cerca de 10 anos (Brasil e China) e convivido com pessoas de diferentes culturas, mantém um Blog com Recursos Psicoeducacionais nas áreas da Psicologia e da Sexualidade.
Interesses principais incluem Psicologia, Sexualidade, Tradução, Línguas Estrangeiras, Viagens e Fotografia.